Insights da NRF 2023 by Looqbox - 00d 00h 00m 00s

Referência nacional em franquias busca novas ferramentas no exterior e encontra solução 100% brasileira

A varejista Casa do Construtor pretende ampliar o uso do Looqbox em toda sua rede, que está em franca expansão

Camila Campanerut Assessora de Comunicação
Economia de tempo.Autonomia e confiabilidade para os tomadores de decisão.Possibilidade de rápido escalonamento do uso da ferramenta.

A Casa do Construtor foi a primeira franquia brasileira especializada na locação de máquinas e equipamentos para a  construção civil. Nos seus quase 30 anos de atuação, ela continua incansável e vem colecionando reconhecimentos:  são mais de 100 prêmios conquistados que celebram a sua excelência em Franchising.

E uma das ações que possibilitou alcançar tão alto nível de desempenho foi fazer uso da inteligência de dados como  ferramenta para uma gestão mais ágil.

Desde a criação da empresa, a Casa do Construtor conta internamente com um sistema próprio de gestão, que oferece acesso integrado e confiável aos seus dados. Sempre em busca de se manter atualizados e conectados com o que há de mais novo em tecnologia, foram buscar algumas soluções no exterior, mais especificamente no Vale do  Silício – referência global em desenvolvimento tecnológico. Foi justamente lá que a startup de Business Intelligence (BI) brasileira, Looqbox, caiu nos ouvidos do CEO da Casa do Construtor, Altino Cristofoletti Junior.

A recomendação vinha da gigante varejista brasileira Via Varejo, que compartilhou com ele a experiência de uso  bem-sucedido de uma ferramenta veloz e user-friendly para acesso aos dados da empresa, o Looqbox. “Nesta oportunidade, a gente estava justamente fazendo pesquisas de BIs. Chegando da viagem, a primeira coisa que fiz foi contactar o Rodrigo Murta (CEO da Looqbox), que foi uma pessoa fantástica. O santo bateu. Os nossos valores  estavam muito alinhados. A gente busca muita excelência para tratar as coisas, com muita seriedade, muita  profundidade e a gente sentiu nele e em sua equipe justamente isso”, relembra Altino.

"Para nós, foi fantástico porque atingiu perfeitamente os objetivos que nós estávamos buscando e dentro das condições que a gente podia investir, ou seja, estava muito dentro do "nosso sapato".

Altino Cristofoletti Junior CEO e Cofundador Casa do Construtor

De lá pra cá, já se passaram cerca de cinco anos e a satisfação com a ferramenta continua alta e as perspectivas são de ampliação da sua utilização por toda a rede – composta por 330 lojas, entre franquias e unidades próprias,  distribuídas por todo o País e mais duas no Paraguai.

“A Looqbox ajudou a gente a trazer automaticamente essas informações a qualquer instante, através do computador  ou do celular”, resume Altino. A implementação na rede, segundo o CEO, vem sendo feita aos poucos. “Inicialmente,  a gente selecionou algumas lojas e alguns franqueados e, ele (Murta) ensinou como a gente deveria tratar isso.  Deveria fazer uma série de perguntas do nosso dia a dia. A gente foi selecionando as principais e foi surgindo daí um  roteiro de perguntas-chave que traziam para gente informações consolidadas do nosso sistema”, recorda. Os atuais  usuários da ferramenta são os coordenadores de diferentes áreas da franqueadora, que ficam concentrados, em sua  maioria, na sede da empresa, situada na cidade de Rio Claro, a cerca de 150 km da capital paulista. “O nosso objetivo  agora é levar esse sistema para toda a rede. Estamos bem satisfeitos. Já vendo a negociação para a rede ficar  totalmente integrada, as 330 lojas. A nossa intenção é chegar no final do ano com 400 lojas”, projeta o CEO.

Altino considera a Looqbox uma das parceiras estratégicas que têm auxiliado a empresa a alcançar os patamares de sucesso que vem galgando ano após ano. “Eu indico sempre (a Looqbox). Eu sou garoto-propaganda das coisas que  dão certo na Casa do Construtor”, afirma.

 

Mais Vistos