Insights da NRF 2023 by Looqbox - 00d 00h 00m 00s

Maia: assistente virtual dá agilidade à estratégia de gigante em saúde animal

Elaborada pela startup brasileira Looqbox para a MSD Saúde Animal, a MAIA é uma ferramenta de BI que oferece respostas sobre dados internos com apenas uma pergunta

Camila Campanerut Assessora de Comunicação
Democratizou conhecimentos e o acesso à informação.Indicadores monitorados na palma da mão: cota, performance, vendas e clientes recorrentes.Auxilia as equipes de vendas a ter insights rápidos, criando novas possibilidades de interações com o cliente.

A MAIA veste a camisa da MSD Saúde Animal, divisão veterinária no Brasil do Grupo Merck & CO. INC, uma das principais farmacêuticas do mundo. Ela é a representação de equipes que se importam com o tempo, com as vendas e requerem agilidade na tomada de decisões e na assertividade com os clientes. Esta excelência é uma das características da marca que carregam na camiseta.

A velocidade quase robótica a que a sociedade atual se habituou só é bem atendida quando o tempo de resposta é  mínimo e a acuracidade do resultado é garantida. Esta busca constante pela excelência é uma das características que fazem a MSD Saúde Animal manter-se como uma das líderes globais do setor.

E é por isso que criaram à imagem e semelhança de seus vendedores, a M.A.I.A (MSD Artificial Intelligence Assistant) – uma assistente virtual baseada em inteligência artificial que funciona como uma espécie de intranet inteligente e busca informações da empresa para seus funcionários na velocidade de apenas um clique. Seu objetivo é  auxiliar as equipes de vendas e criar novas possibilidades de interações com o cliente, melhorando a experiência  final.

A aposta da MSD Saúde Animal nesse serviço é resultado da reflexão de novas oportunidades de conexões e inovação  em meio às transformações sociais, que propõe novos horizontes para um mundo melhor. Com esta finalidade, a área de Estratégia & Inovação da companhia acredita na MAIA, desenvolvida em parceria com a startup  de Business Intelligence brasileira, Looqbox, para incentivar e promover ainda mais uma cultura interna de democratização de conhecimento e acesso à informação, que auxiliem nas demandas internas e externas do dia a dia.

“É uma ferramenta para [responder] perguntas muito objetivas como: ‘saber qual é a minha cota do mês?’; ‘como é que está a performance do mês?’; ‘quem foram os clientes que mais compraram?’; ‘qual o produto que eu estou mais vendendo?’ …o tempo de resposta para estas perguntas é muito rápido”, exemplifica o gerente de estratégia digital e  inovação da MSD Saúde Animal, Lucas Salata, que participou de todo o processo de discussão, implementação e  acompanhamento.

"O que a gente está vendo é a fome por ela (MAIA) se tornar cada vez mais funcional. É uma ferramenta muito útil. Eu recomendaria muito para empresas que tenham este tipo de necessidade.”

Lucas Salata Gerente de Estratégia Digital e Inovação MSD Saúde Animal

Primeiro, foi feito um projeto-piloto, em 2019, com as equipes de vendas de duas regionais da MSD. Bem recebida, a  iniciativa teve feedbacks positivos e, em 2020, passou a poder ser utilizada pela unidade de pecuária que atua por  todo o país.

Em 2021 ganhou uma nova atualização: passa a responder questões sobre os Pedidos OnSite e, com isso, oferece aos colaboradores o monitoramento de indicadores como número de pedidos, quantidade de itens vendidos, valor total  da venda e ticket médio na palma da mão. Atualmente, MAIA é utilizada apenas na unidade de pecuária, mas de  acordo com Salata, a empresa encontra-se “em uma curva ascendente de adoção” da MAIA como ferramenta  principal. “Já são mais de 200 usuários ativos dentro da unidade de negócios de pecuária, com perspectiva de  ampliar para as demais áreas da empresa (aquicultura, avicultura, suinocultura e pets) e adicionar novos módulos  para que a ferramenta se torne ainda mais completa”, diz.

Cultura de inovação

A MSD Saúde Animal trabalha para ser uma companhia inovadora, não somente pelos seus produtos, mas também pelo que pode realizar internamente para construir conexões, contribuir com o crescimento individual e coletivo e  impulsionar o mercado. E, por esta razão, a adesão diária e consistente à ferramenta tem vindo acompanhada de um  forte trabalho de endomarketing. “A gente está criando uma cultura. Tem muita gente que conseguia essas informações por outras vias e, até mudar o hábito, testar, experimentar a ferramenta e encontrar atalhos, isso leva  um tempo”, avalia.

Segundo o gerente de estratégia digital e inovação, os acompanhamentos semanais com divulgação dos principais dados pesquisados, dos rankings dos maiores usuários e das perguntas feitas têm sensibilizado os trabalhadores a usarem mais e mais os serviços da MAIA, disponível 24 horas por dia e sete dias por semana para atendê-los.

Além da previsão de ampliação do número de usuários da MAIA, a MSD Saúde Animal estuda caminhos para a ferramenta que, além da busca, passe a fazer recomendações. “Em termos de evolução tecnológica é o que a gente vai  buscar com eles (da Looqbox), que são grandes parceiros e a gente vai conseguir chegar em boas soluções e bons  formatos”, afirmou o gerente de estratégia digital e inovação da MSD Saúde Animal, Lucas Salata.

Mais Vistos