Insights da NRF 2023 by Looqbox - 00d 00h 00m 00s

Eurobike: guiados por emoção e muita informação

A rede especializada em veículos premium do Brasil vem há quase 20 anos se mantendo em destaque no mercado. Com a aquisição da solução Looqbox, ganhou ainda mais velocidade interna para conduzir o negócio

Camila Campanerut Assessora de Comunicação
Acompanhamento diário de resultados ou até em tempo real. Gestores de vendas, pós-vendas, financeiro e diretores se beneficiam com o uso.Centralização dos dados e informações gerenciais em um só lugar.

A Eurobike acolhe e agrada, como poucas, os olhares exigentes e curiosos dos amantes de carros de luxo e de velocidade. Nas vitrines e na decoração das suas atuais oito unidades, a Eurobike viabiliza o sonho de consumo de diferentes perfis de público exigente, ao comercializar carros e motos de marcas como Audi, BMW, Jaguar, Land Rover, Mini e Porsche, além de diversos modelos da McLaren, da qual é representante no Brasil.

O gosto pela velocidade também imprimiu dinamismo à gestão da empresa que, desde o início de suas atividades, em 2002, buscou contar com soluções tecnológicas para facilitar e agilizar as tomadas de decisão.

Há cerca de três anos, a Eurobike adquiriu a ferramenta de Business Intelligence (BI) da startup brasileira Looqbox, que conseguiu transformar o modo como a empresa gerencia o seu negócio.

“Agora, a gente discute questões mais estratégicas, desafios, o que não foi bem e o que a gente está fazendo. Ficou mais produtiva porque a informação a gente já tem com a Looqbox, que nos alimenta na hora que a gente bem precisar. Não se fica mais discutindo o que passou e pode-se discutir o que pode vir a acontecer. E você tem um ganho enorme com isso”, avalia o presidente da Eurobike, Henry Visconde.

"Eu já indiquei a Looqbox para várias empresas, justamente pela facilidade, pelo custo benefício".

Henry Visconde Presidente Eurobike

As reuniões mensais entre os gestores passaram a ter outro ritmo: não precisam mais ficar muito tempo discutindo os resultados de ações passadas, porque todos têm acesso às informações e as acompanham muito de perto, com periodicidade diária ou até em tempo real. Esses encontros de equipe começaram, então, a ter mais celeridade, a focar nas estratégias e em como agir, com base nesses feedbacks quase que instantâneos, de forma mais assertiva, para cumprir e rever as metas.

Visconde destaca que a ferramenta mudou também a relação dos seus profissionais com as informações. “A gente democratizou a informação da empresa. Não ficou aquela coisa fechada de ficar pedindo relatório aqui, relatório ali. E, com isso, temos a empresa muito bem gerenciada no dia a dia com essas informações”.

Entre os usuários ativos estão gestores de vendas, de pós-vendas, do setor financeiro e diretores de unidades. A Looqbox atua como um buscador interno de dados que, com uma palavra-chave bem colocada, disponibiliza informações sobre desempenho, orçamento de despesas, estoque, faturamento, KPIs de pós-vendas, entre outras. “A gente entende muito bem o uso da ferramenta. Todo mundo usa. Os gestores todos usam. Virou já rotina na empresa. Estamos muito felizes e queremos trabalhar mais isso. E vamos desenvolver, assim que puder, novas funcionalidades”, afirma Visconde.

Estruturação de Dados

Na avaliação do presidente da Eurobike, o grande segredo para fazer a ferramenta funcionar de modo ágil é ter uma estrutura de dados organizada. “Sempre trabalhamos em cima de processos, de organizar. A grande dificuldade, o grande desafio foi unificar as informações para a gente ter uma coisa mais dinâmica, mais simples no dia a dia”, relata. Visconde relembra que o tempo de maturação para o desenvolvimento e uso da solução foi muito menor por ter uma equipe técnica com know-how na organização desses dados.

A Eurobike conta com um comitê diretivo que define o que é fundamental para as pessoas terem acesso e que também traça as estratégias para as ações futuras da rede. A satisfação com o uso da ferramenta pela Eurobike já rendeu, inclusive, indicações de novos clientes para a Looqbox por meio da experiência exitosa proporcionada.

“Eu já indiquei a Looqbox para várias empresas, justamente pela facilidade, pelo custo- benefício. É uma ferramenta que você tem que investir sim, mas não é como se fosse comprar aqueles BI caríssimos de fora, que tem toda uma estruturação complexa, consultoria, para cá e para lá. (Foi) só a gente conseguir manter internamente uma boa equipe técnica e tendo suporte da Looqbox, temos um custo-benefício muito bom. Na minha opinião, é excelente”, afirma Henry Visconde, presidente da Eurobike.

Mais Vistos