Insights da NRF 2023 by Looqbox - 00d 00h 00m 00s

Carros velozes pedem um BI à altura

A gestora da maior rede de Porsche Centers do Brasil usa a solução Looqbox para monitorar concorrência e atuar de forma estratégica

Camila Campanerut Assessora de Comunicação
Velocidade na obtenção da informação e no acompanhamento das informações.Porsche teve um aumento de 11% nas vendas.Empoderou seus colaboradores no acesso à informação por ser um BI simples de usar.

Sabe aquele sonho de criança de querer montar um carro do jeitinho que se deseja? Pois então, hoje, alguns adultos conseguem. É possível fazer isso com nada mais nada menos que, um Porsche e, se for preciso, pode-se mantê-lo como novo por muito mais tempo. A Stuttgart, gestora da maior entre as redes de Porsche Centers do País, oferece isso. Em março de 2022, a Stuttgart inaugurou em São Paulo um espaço habilitado para reparar modelos híbridos e elétricos e fazer reparos em carrocerias de alumínio de qualquer modelo da marca Porsche no Stuttgart Service Body & Paint.

Com 25 anos de experiência no mercado nacional e presença em seis estados, a Stuttgart não abre mão de apostar em tecnologia para se manter como referência da marca alemã no Brasil na disputa pela conquista do público de adoradores de automóveis de luxo. Neste sentido, desde 2018, adota a solução de Business Intelligence (BI) da startup brasileira Looqbox. Assim como nas pistas de corrida, eles também correm para ter mais velocidade na tomada de decisões entre gestores locais e regionais. Ao proporcionar respostas em menos de dois segundos, o buscador da Looqbox é tão simples quanto o do Google, e é capaz de devolver as respostas das perguntas feitas pelos usuários em instantes.

“Hoje, ela é utilizada na Stuttgart para um trabalho de análise estratégica do mercado, que atua usando o emplacamento como um dos indicadores. Eu vejo claramente a evolução da Stuttgart perante outras empresas devido a esta visão de inteligência do ambiente de negócios”, explica o Coordenador de TI da Stuttgart, Juliano Freitas.

Há quase sete décadas figurando entre as mais valiosas do mundo, a Porsche foi considerada em 2021 pela consultoria britânica Brand Finance, a mais valiosa do mundo, no valor de US $34,3 bilhões, em um ranking com outras 49 marcas premium e de luxo mundiais.

Ao contrário de tantos outros negócios, mesmo com a pandemia, a procura e a venda desses modelos no Brasil e no mundo cresceram. Dados da própria Porsche apontam que a marca teve um aumento de 11% nas vendas em relação a 2020, com a comercialização de 301.915 veículos frente às 272.162 unidades vendidas no ano anterior. No Brasil, a porcentagem de vendas foi ainda maior, cresceu 24% ante 2020, com a venda de 3.079 unidades em 2021.

"Com certeza, eu recomendaria a Looqbox para os parceiros e fornecedores da Stuttgart ".

Juliano Freitas Coordenador de TI Grupo Stuttgart

“(O looqbox) tem dado muita dinâmica na percepção de decisões, de metas, principalmente de veículos e no pós-venda e, apesar da marca Porsche, nós somos comércio.

Nós vendemos. Queremos vender e também ter lucro. A Looqbox tem nos auxiliado bastante nesse sentido”, avalia Freitas.

O diálogo estreito entre os times da Stuttgart e da Looqbox permitiu superar certa dificuldade inicial na adoção da ferramenta, pois a simplificação de processos impactou diretamente a cultura comportamental e a rotina dos colaboradores da empresa, que não estavam familiarizados com sistemas de BI, e produziu mudanças. Essa proximidade, inclusive, tem possibilitado a previsão e o desenvolvimento de novas formas de uso do looqbox pelo Grupo Stuttgart.

“As pessoas estão dependentes hoje da ferramenta. Eu volto a dizer que preciso fomentar mais a usabilidade dela. Mas, hoje, eles confiam muito nos números que a Looqbox traz e os próprios gerentes regionais pedem implementações dentro do sistema”, destaca o coordenador de TI do Grupo Stuttgart.

De 1997 a 2015, a Stuttgart Veículos atuou como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Com a instalação da subsidiária da marca no País, o Grupo Stuttgart passou a ser gestora da maior rede de Porsche Centers, com lojas em Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São Paulo. Patrocinador do Porsche Club Brasil, o Grupo tem também um braço esportivo, a Stuttgart Motorsport, com histórico de participação e vitórias em competições de corridas automobilísticas nacionais e internacionais.

 

Mais Vistos