Fernando Rios

16/01/2023

Alexandre Vieira, Head de vendas do looqbox, comenta as palestras do primeiro dia da NRF 2023.

Paige Thomas, 5ª presidente e CEO da Saks OFF-5TH

Para 2023 espera-se do varejo conservadorismo e mais agilidade. O mercado está em situação delicada com a recessão. A tomada de decisão deverá ser bem calculada. Existe a necessidade de planejar cuidadosamente o uso de recursos além de executar os planos de ação de maneira ágil e dinâmica. Para ela, o luxo barato escreve o caminho para o sucesso em tempos incertos.

 

Jeff Gennette, CEO da Macys Inc

O final de 2022 (duas últimas semanas de novembro e duas primeiras de dezembro) foi melhor que o ano anterior. A reabertura do mercado chinês também impacta, criando um momento promissor para o varejo. Porém, precisamos ficar atentos à recessão. Bens de consumo estão estabilizando em preço o que é algo positivo. 

Na pandemia, a previsão de reservas da Macy’s permitiu um comportamento conservador e bem calculado. Cuidou-se adequadamente da aplicabilidade do Data Science: previsão de demandas, inventário ou estoque inteligente e otimizado; relacionamentos de longo prazo com fornecedores; Interação on e off-line complementares e integradas. Ambas são consideradas essenciais para o Varejo ainda. 

 

Painel Serrentino, varejista fundador da BTR Varese; Roberto Funari, CEO Alpargatas; e Giorgio Pradi, CEO Sunglasshut.

O que esperar do Varejo? A loja do futuro é menos sobre a loja e mais sobre o modelo de negócios. Tendências: capacitação digital total do consumidor-comprador; o varejo físico/off-line seguirá tendo a sua importância; dados precisam ir além das análises; aumento de compradores recorrentes que compram de um número de marcas muito maior e mais diversos; com o aumento de compradores recorrentes e de marcas procuradas temos aumento na volumetria de dados gerados; a complexidade mata os resultados do varejo; propaganda direcionada e contato com especialistas em merchandising; lojas físicas essenciais para o crescimento; 100% habilitado ao digital: a experiência só será completa se digital e analógico trabalharem juntos. 

 

Mariano Gomide de Faria, fundador e co-CEO VTEX; Sam James, CDO Carrefour

Maximizando a rentabilidade do comércio eletrônico para crescimento de longo prazo: estratégias vencedoras dos principais varejistas produzidas pela VTEX.

Carrefour cresceu 100% nos últimos anos em comparação com os 60% do grupo Casino e 10% em média de grandes empresas do varejo, como as Americanas. Isso em função de eficiência e estoque (Inventário inteligente).

Crescimento a qualquer custo não está mais na moda. O crescimento agora deve ser acompanhado de lucratividade ou não será mais visado. 

O foco deve se redirecionar de MKT (aquisição) para CS (retenção). 

Concierge Commerce vai fazer parte dos serviços do varejo. (Ex. Você chega no mercado e um shopper te aborda. Pede sua lista de compras e, por cinco dólares, faz as compras para você enquanto você espera em uma área de descanso).

 

Richard Dickson, Presidente e Diretor de Operações Mattel; Harley Finkelstein, Presidente Shopify

Preparando-se para o futuro do varejo.

Marcas que fazem parte da cultura pop.

Como a Mattel manteve marcas como Barbie e HotWeels

Barbie inspira o potencial ilimitado das meninas

Marcas culturais relevantes.

Grandes ideias vêm e vão – a execução é a diferença.

Tags: